segunda-feira, 27 de julho de 2009

O acidente de Massa e o comportamento da imprensa

O incrivelmente infeliz acidente de Felipe Massa, no treino para o GP da Hungria, fomenta algumas discussões sobre o papel da imprensa na divulgação de notícias. O site Grande Prêmio, uma das referências em noticiário automobilístico, estampou ainda no sábado a manchete de que Felipe corria sim risco de morte. E, por causa disso, recebeu uma chuva de críticas.

Em seu blog, Flávio Gomes, o responsável pelo site, se defendeu dizendo que o jornalismo não tem que procurar por boas notícias. Tem que noticiar os fatos e ponto final, sejam eles bons ou ruins. Concordo com ele. E, de mais a mais, de fato, no sábado a notícia oficial que foi divulgada pelo médico responsável pelo tratamento de Massa era de que a situação do brasileiro era estável, mas grave, o que o deixava, naturalmente, correndo risco de morte.

Mas por que isso deveria ser discutido, já que parece ser algo tão natural? Simples. Porque a Rede Globo, com sua maneira sempre muito peculiar de exercer o jornalismo, parece estar a caça das boas notícias. Durante a transmissão da corrida, a grande preocupação de Galvão Bueno não era a de informar o real estado de saúde do brasileiro e sim de garantir que ele estava bem e fora de perigo. Contribuiu para isso a participação do médico particular do brasileiro, que o tempo todo quis garantir que não havia risco de morte no caso de Massa.

Mas o mais absurdo foi o que fizeram hoje, pela manhã. O Bom Dia Brasil foi atrás de um neurologista que sequer teve contato com Massa após o acidente. Mesmo assim, deu uma entrevista “garantindo” que o estado de saúde dele era bom e que logo ele deveria se recuperar. Uau. Se isso não se chama irresponsabilidade, acho que não entendo mais de jornalismo. Já a palavra oficial do hospital que está atendendo o brasileiro e que, obviamente, conhece melhor do que ninguém a situação, vem sendo solenemente ignorada. Porque, provavelmente, os boletins médicos fornecidos pelo hospital não devem contribuir para o mundo colorido global, onde tudo é sempre ótimo, lindo, todos estão bem e felizes.

Às favas com todos eles.

Nenhum comentário: