segunda-feira, 27 de julho de 2009

O GP da Hungria e o fim definitivo do domínio da Brawn

Não há muito o que comentar sobre o acidente de Felipe Massa, uma enorme infelicidade. Preferi falar mais sobre o papel da imprensa neste processo, no post abaixo. Sobre a corrida, infelizmente também há pouco a falar. A prova foi chata, como são chatas todas as corridas na Hungria. Vitória de Lewis Hamilton, como Kimi Raikkonen em segundo, mostrando que McLaren e Ferrari parecem ter encontrado um caminho até o fim do ano.

E poderão roubar pontos importantes da Red Bull, para alegria de Jenson Button. Como já era esperado, os carros brancos de Ross Brawn, sem dinheiro para testar e desenvolver o equipamento, estão caindo verticalmente. E Button já está buscando marcar o maior número de pontos possíveis. Neste fim de semana, a Brawn apresentou um desempenho que lembrou a Honda do ano passado, com seus dois pilotos sofrendo para manter suas posições. E Rubens Barrichello sequer chegou perto de pontuar.

Mas se existe uma nota zero a dar nesse fim de semana, quem merece levá-lo é a FIA. Kimi Raikkonen fez um strike na largada e não foi punido. Eu não sou daqueles que acha que punições deste tipo devem ser aplicadas, pois toques em largadas acontecem, mas se Mark Webber foi punido na Alemanha, qual a diferença entre o que ele fez lá e Kimi fez na Hungria?

E ainda tem a absurda e rigorosa punição à Renault, que está suspensa do próximo GP por causa da roda de Fernando Alonso, que se soltou após o pit-stop. Ora, quantas este tipo de incidente já aconteceu? Deixar de pontuar numa corrida em que largara na pole position, já não é punição suficiente para uma equipe que tem um carro deficiente, com um grande piloto por trás? Essa briga ainda deve render alguns capítulos mas, mesmo que a situação seja revertida, é uma vergonha que tenha sido proposta pela FIA.

E vamos aos pitacos:
_ Falando em Renault, logo no fim de semana em que alardeou que teria o mesmo carro que o companheiro, Nelsinho largou em 15º, enquanto Alonso saiu na pole. Na corrida, o brasileiro fez aquilo que vem fazendo ao longo de toda a sua carreira na F1: nada.

_ Depois de toda a polêmica, Jaime Alguersuari fez uma corridinha honesta pela Toro Rosso. Nada espetacular, mas não bateu, não rodou e ainda terminou a frente do companheiro Sebastian Buemi. Nada mal para quem nunca tinha pilotado um carro de F1 em condição de corrida.

_ Ferrari e McLaren vêm mostrando reação. Já a BMW, a cada corrida, anda para trás. O desempenho dos alemães é ridículo, nem de longe fazem lembrar a sensação que foram no ano passado. É bom esquecerem 2009 e se concentrarem na construção de um carro melhor em 2010.

Classificação Final (8 primeiros)

1º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Vitória digna de um campeão, ultrapassando Mark Webber na corrida e rumando tranqüilo até o final. Parece ter encontrado o caminho das pedras. Pena que tarde demais.
2º) Kimi Raikkonen – Ferrari
Não foi exatamente uma corrida exuberante, mas conseguiu o melhor resultado da equipe no ano.
3°) Mark Webber – Red Bull Renault
Por incrível que pareça, é o adversário mais forte para Jenson Button. Concentrado, regular, na melhor fase da carreira. Webber é o nome do momento na F1.
4º) Nico Rosberg – Williams Toyota
Depois que parou com essa história de se concentrar na sexta feira, passou a marcar pontos importantes.
5º) Heikki Kovalainen – McLaren Mercedes Benz
Mesmo muito atrás do companheiro, ajudou à dar à Mclaren o seu melhor fim de semana. Mesmo assim, espera-se mais dele.
6º) Timo Glock – Toyota
Uma bela prova do alemão, saindo do meio do grid e se aproveitando das paradas dos adversários. Talvez o melhor piloto do fim de semana.
7º) Jenson Button – Brawn Mercedes Benz
Sofreu para marcar dois pontinhos. A esta altura, só lhe resta torcer para que o crescimento de Ferrari e McLaren roube pontos da Red Bull.
8º) Jarno Trulli – Toyota
Apagado, Trulli ainda salvou este pontinho importante. Mas não vem tendo um bom ano.

2 comentários:

Luís Fernando Ramos Santos disse...

A FIA só puniu o Alonso por causa do acidente do Massa. Eu sei que não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas é como se fosse um "pretexto" para falar que segurança na F1 é em primeiro lugar.

Quanto à corrida da BMW... Peraí! A BMW ainda está correndo este ano?

Ron Groo disse...

É isto ai... A Brawn esta ficando para trás.
Mas tem a sorte de que outras equipes estão passando a Red Bull tambem...