segunda-feira, 13 de julho de 2009

GP da Alemanha poe a Red Bull na disputa

Fico na dúvida se digo que o GP da Alemanha foi ou não uma boa corrida. Para os padrões atuais, segundo os quais se não chover a corrida é ruim, sim, podemos dizer que assistimos a uma prova com muitas alternativas. Mas ainda está muito longe daquilo que eu pelo menos esperava, como compensação ao visual horroroso dos carros em 2009, que mudaram em função de um regulamento técnico que deveria privilegiar as ultrapassagens. Se é para ser assim, que voltem com o visual antigo, muito mais bonito e com cara de carro de corrida.

Mas se tem algo que me anima a acompanhar o restante da temporada, é a virada de jogo da Red Bull que, no momento, conta com o melhor carro do grid e precisa tirar uma diferença de 22 pontos que separam Jenson Button de Sebastian Vettel. Vamos ver o comportamento da equipe Brawn que, ontem, fez sua pior corrida do ano.

Ruim do ponto de vista estratégico (três paradas), do ponto de vista dos mecânicos (erro no pit stop de Barrichello) e do ponto de vista dos pilotos que nada fizeram na pista para tentar chegar em posições melhores. Nesse quesito, Rubinho se destaca. Fez uma boa largada, mas não abriu diferença para Mark Webber e empacou atrás de Felipe Massa após o primeiro pit. Suas acusações ao final da prova, dizendo que a equipe deu um show de como perder uma corrida, foram rebatidas por Ross Brawn com uma frase contundente e corretíssima: “Ninguém ganha uma corrida fazendo apenas a 11ª melhor volta entre todos os pilotos”. Pergunto a Rubens: o show é de quem?

E vamos aos pitacos:

_ Mark Webber quase pos tudo a perder na largada ao jogar seu carro de forma irresponsável em cima de Rubens Barrichello. Foi punido com justiça, mas isso não fez nenhuma diferença, tamanha a vantagem dos carros da Red Bull neste fim de semana. Tanto ele quanto Vettel são candidatos ao título.

_ Nelsinho Piquet até conseguiu tirar o zero do placar nas classificações com Alonso. Mas, na corrida, voltou a apresentar um desempenho abaixo da crítica. Boato ou não, a sua substituição na Renault parece ser inevitável em 2010 ou, quem sabe, ainda este ano.

_ Adrian Sutil é o piloto do quase. Quase pontuou em Mônaco no ano passado, mas foi acertado por Kimi Raikkonen. Quase pontuou em Sepang este ano, mas rodou na pista molhada. Na Alemanha vinha fazendo uma bela prova mas se precipitou na saída dos boxes e novamente se enroscou com Raikkonen.

_ Já Giancarlo Fisichella prova por A + B que sua carreira só decola quando está em equipes ruins. Fez uma bela prova ontem, com grandes ultrapassagens no início da prova.

_ Tive a impressão de que o furo no pneu de Lewis Hamilton aconteceu por causa de um toque na asa dianteira de Mark Webber, antes da primeira curva. Se não fosse isso, poderíamos ver uma bela exibição do inglês, que conseguiu uma largada primorosa.

Classificação Final (8 primeiros)

1º) Mark Webber – Red Bull Renault
Quase perdeu a prova na largada ao bater em Rubens Barrichello. Mas de resto foi perfeito. Sua comemoração ao final foi emocionante.
2º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Aos poucos vai descontando a diferença em relação a Jenson Button. Mesmo errando muito, segundo a visão equivocada no “narrador rei”.
3º) Felipe Massa – Ferrari
Perfeito. Felipe vem compensando a deficiência do carro com muita velocidade, constância e, principalmente, trabalho.
4º) Nico Rosberg – Williams Toyota
Bela prova de Rosberg, finalmente conseguindo um resultado a altura de suas boas atuações nos treinos de sexta.
5º) Jenson Button – Brawn Mercedes Benz
Já percebeu que não tem carro para vencer. Com isso, vai garimpando pontos importantes para a disputa do título. Tem o time a seu favor, algo que conquistou com trabalho e, principalmente, velocidade.
6º) Rubens Barrichello – Brawn Mercedes Benz
Muita reclamação para pouca velocidade. Não é a toa que a carreira de Rubens Barrichello será marcada pelo fato de ter sido sempre 2º piloto quando esteve em equipes fortes. Ele colaborou bastante para isso.
7º) Fernando Alonso – Renault
Um erro incrível na volta de apresentação, seguido de uma boa corrida, com direito a melhor volta e tudo mais. Alonso é o cara mais desperdiçado do grid da Fórmula 1.
8º) Heikki Kovalainen – McLaren Mercedes Benz
Um início bastante combativo, mas no fim um resultado decepcionante. Outro que deverá dar tchau à equipe em 2010. Um tchau bastante justo.

4 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Aleixo:

Passo pelo mesmo dilema que você: não sei se classifico a corrida como boa ou ruim... Para os padrões atuais - e o tempo presente é a única coisa que realmente temos - foi boa.

Ron Groo disse...

Ainda é cedo pra por a Red Bull na briga de vez.
Temos de esperar que o GP da Hungria seja normal, ou seja com calor, onde a aderencia mecânica da Brawn pode ser ainda superior.

Vamos lembrar que as vitórias da Red Bull foram com tempo frio.

Marcelonso disse...

Concordo com o mestre Groo,penso que na Hungria a Brawn volta a imprimir seu dominio,precisamos esperar.

A corrida digamos que foi razoavelmente boa.

abraço

Loucos por F-1 disse...

Digamos que a corrida foi mediana, muuuuito longe daquilo que queremos ver. Mark Webber venceu com punição e tudo, imagina se não tivesse sido punido. Essa frase do Ross Brawn eu não tinha visto, foi uma carcada e tanto.

Abraço!

Leandro Montianele