sábado, 20 de junho de 2009

Sobre mocinhos e bandidos

Quando pensamos que nosso saco já está cheio, a Fórmula 1 e sua politicagem barata consegue ficar ainda mais chata e desagradável. Já não bastasse o fato de as corridas estarem monótonas, mesmo com todas as mexidas nas regras, ainda temos que agüentar essa briga de Ecclestone e Mosley x FOTA (liderada pela Ferrari).

A verdade é que Mosley tem razão num ponto: a de que a F1 não pode ser dominada pelas montadora, como vinha sendo. A desistência da Honda, no fim do ano passado, parece ter acendido uma luz na cabeça branca do velho Max, que resolveu botar para quebrar neste ano.
O grande problema é que a entrada das montadoras jamais foi devidamente combatida pela FIA. E principalmente por Bernie Ecclestone, que vê dinheiro em qualquer coisa que faça. Outro problema foi a forma com que Max Mosley resolveu agir: propondo um regulamento esdrúxulo, em que as equipes que aceitarem um teto orçamentário terão privilégios enquanto as outras correrão por sua própria sorte. Ora, isso não existe. Fórmula 1 é uma categoria, sempre foi, e precisa ter apenas um regulamento.

Esse é o problema de Max Mosley. Seu pensamento é correto: se as equipes estão reclamando tanto da crise, porque não aceitar uma redução em seus gastos? O problema é a forma com que ele propõe as coisas. Suas idéias são radicais e estranhas demais. Esse regulamento entra para a mesma categoria da regra de definir o campeão pelo número de vitórias e da história dos pilotos se revezarem entre as equipes, entre outros delírios do presidente safadinho.

Mas, a princípio, o racha entre FIA e FOTA não preocupa. Apenas cansa. Isso porque não acredito que a FIA iria montar um campeonato oficial sem Ferrari e sem McLaren. E também não acho que as equipes fariam uma liga independente, com custos estratosféricos que acabariam afastando novos interessados e quebrando rapidamente, porque também não acredito que as montadoras estarão dispostas a gastar tanto dinheiro num esporte cujos seus CEO’s não têm o menor interesse.

Das duas uma: ou Max recua, ou a FOTA desiste desta bobagem. Ambos têm razões e culpas. Não há mocinhos e bandidos nesta história. Há é gente muito chata, trabalhando com afinco para tornar a politicagem mais importante que o esporte.

Ah, a propósito, Sebastian Vettel fez a pole para o GP da Inglaterra.

2 comentários:

SAVIOMACHADO disse...

Certamente que todos querem uma Formula 1 melhor. Porém esse impasse está atrapalhando e muito todos que gostam do esporte a motor. Creio que isso terá uma solução muito em breve. Abraços.
SAVIOMACHADO

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Aleixo:

Parabéns pelo post tão bem escrito.