domingo, 21 de junho de 2009

GP da Inglaterra: abre o olho Button!

É muito cedo para dizer, mas parece que o reinado da Brawn pode ter chegado ao fim. Isso já era esperado, em virtude dos poucos recursos da equipe de Brackley frente às equipes com mais dinheiro. E, vendo o desempenho impressionante da Red Bull em Silverstone, é bom Jenson Button se preparar para começar a marcar pontos, pensando no campeonato. A vantagem é muito grande e é preciso administra-la. Porque os carros de Adrian Newey realmente parecem ter se desenvolvido a ponto de superarem os branquinhos de Ross Brawn.

Sebastian Vettel foi dono absoluto da corrida, andando mais de um segundo à frente de seus adversários, mesmo estando mais pesado. Ficou claro que Rubens Barrichello não conseguiria acompanhar o ritmo do alemão. E mais claro ainda que seria superado por Mark Webber nas paradas de box.

A corrida foi chata e previsível, como as outras deste ano e, infelizmente, já é possível concluir que as mudanças de regulamento não influenciaram nas disputas durante a prova. Uma pena.

Vamos aos pitacos:

_ Depois de Vettel, Felipe Massa foi o grande destaque, fazendo uma prova consciente, em ritmo forte e constante. Saiu do 11º para o quarto lugar, um excelente resultado. Já Kimi Raikkonen foi mal. Burocrático ficou preso no tráfego e conseguiu apenas o 8º. Ao invés de ficar brigando com a FIA a Ferrari deveria se preocupar mais com seu carro, que é bem ruim.

_ A batida de Kovalainen e Bourdais foi bastante simbólica. Uma tremenda barbeiragem de ambos, que já deveriam ter perdido o emprego este ano. Tiveram a chance mas não corresponderam.

_ A corrida só não foi um espetáculo deprimente por causa da garra de Hamilton e Alonso, que brigaram entre si e com outros pilotos não desistindo nunca de ganhar posições. Destaque para o momento em que se encontraram e protagonizaram uma bela batalha. Ainda bem que não ouviram Luciano Burti dizer que é melhor deixar passar para não perder tempo. Ai ai...

_ E Nelsinho Piquet conseguiu ficar à frente do companheiro de equipe o que é, para ele, uma façanha até agora. Piquet está abusando da estratégia de largar com gasolina até a tampa. Mas, sobre ele, repito o que já disse várias vezes: ainda falta “a corrida”. Sua passagem na Fórmula 1 é discretíssima até agora.

_ Um grande destaque da prova: Giancarlo Fisichella. Chegou em 10º, entre os 18 que terminaram. Um grande resultado. Físico é daqueles que só vai bem quando o carro é ruim.

Classificação final (8 primeiros)
1º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Domínio absoluto. Deverá começar a escalar o campeonato. O título é difícil, mas é bom Button abrir o olho.
2º) Mark Webber – Red Bull Renault
Apenas acompanhou Rubens Barrichello para supera-lo nos boxes. Poderia ter tentado a ultrapassagem, mas seguiu a convenção da Fórmula 1 moderna.
3º) Rubens Barrichello – Brawn Mercedez-Benz
Pouco pôde fazer, em relação ao domínio da Red Bull. Pela primeira vez, chegou à frente do companheiro de equipe.
4º) Felipe Massa – Ferrari
Rápido e consistente. Bela prova do brasileiro que se recuperou da má posição na largada.
5º) Nico Rosberg – Williams Toyota
Salvou mais alguns pontinhos para a equipe.
6º) Jenson Button - Brawn Mercedez-Benz
Pela primeira vez no ano, mostrou um desempenho discreto.
7º) Jarno Trulli – Toyota
Pouco combativo, competiu pelos pontos.
8º) Kimi Raikkonen - Ferrari
Outro que apareceu pouquíssimo, como de costume.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Vettel mereceu, e não dava pra achar que o Button iria levar tudo mesmo.

Mas o curioso é que ninguém venceu mais. Só os dois.