segunda-feira, 13 de junho de 2016

Difícil segurar

Hamilton não dá mole no Canadá: tem que dar? 

Já se passaram mais de duas semanas que o GP de Mônaco foi disputado e até agora não consegui encontrar um motivo razoável para justificar o fato de Nico Rosberg ter aberto passagem para Lewis Hamilton no início da prova, abrindo caminho para o companheiro conseguir a vitória em Monte Carlo. Os caras estão disputando o título entre eles, um tem a chance de impedir que o outro vença a corrida e, ao invés disso, ele facilita a vitória do adversário? Em prol da equipe?

No planeta em que habito, piloto que está disputando o título mundial faz o que Hamilton fez no Canadá, ontem. Encontrou o adversário na primeira curva e não deixou espaço. O outro que se vire. Rosberg disse, depois da corrida, que achou a manobra muito dura. Meu caro Nico: quem disputa título não dá passagem, joga o outro para fora, se necessário for.

É isso que diferencia grandes campeões, de pilotos apenas bons. Eu até achava que Rosberg rumaria para o seu primeiro título este ano, mas já estou revendo. Para ganhar um campeonato, não basta ser rápido. Tem que ter aquele sangue nos olhos, que só os grandes campeões, como Hamilton, têm.

E um pouco de sorte também. A corrida de Montreal era de Sebastian Vettel, que fez uma largada impecável e mostrava ritmo para se manter à frente de Hamilton. Mas a Ferrari decidiu fazer uma parada há mais nos boxes e arruinou a corrida do alemão. A tática até poderia fazer sentido na época do reabastecimento, quando havia grande diferença de peso entre os carros. Hoje não funciona mais.

Mas o grande nome do domingo foi Valteri Bottas, o terceiro colocado. Melhor resultado da Williams este ano, talvez seu único pódio. Felipe Massa até vinha bem, talvez pudesse conseguir uma 4ª ou 5ª posição no fim, mas teve problemas no motor Mercedes e abandonou.

Na disputa pelo campeonato, Rosberg viu sua vantagem cair de 24 para 9 pontos. Sua subserviência à equipe no GP de Mônaco possibilitou que Hamilton acordasse para buscar o tetracampeonato. Vai ser difícil segurar.

Nenhum comentário: