domingo, 19 de junho de 2016

Vai tomar no Baku


Em algum momento o mundial de F1, recheado de corridas movimentadas, nos brindaria com uma prova sem graça. Mas, olha, esse GP da Europa caprichou. Disputado em uma pista quase inviável, em Baku, no Azerbaijão, a corrida se arrastou por longas 51 voltas sem que praticamente nada acontecesse de verdade.

No final, vitória fácil de Nico Rosberg, que voltou a abrir vantagem para Lewis Hamilton na tabela de pontos. Um triunfo importante para o alemão, que se aproveitou do horroroso fim de semana de Hamilton, que cometeu todo o tipo de erro nas apertadas curvas do circuito e terminou apenas em quinto lugar.

Destaque para o ótimo desempenho de Sérgio Perez, novamente no pódio após ultrapassar Kimi Raikkonen na última volta. Os boatos cada vez mais fortes são de que o mexicano substituirá o finlandês na Ferrari em 2017. Caso seja confirmada, a mudança será merecida. Perez é um dos melhores pilotos do ano, até aqui.

Por outro lado, Felipe Massa começa a descer a ladeira em um momento ruim. Mais lento que Valteri Bottas durante todo o fim de semana, o brasileiro classificou-se à frente do finlandês no grid, apenas porque Bottas cometeu um erro na sua última volta rápida. Na corrida, o piloto teve um desempenho sofrível e, nem fazendo uma parada a mais nos boxes, conseguiu ser rápido. Alguma equipe vai se interessar em assinar contrato com um piloto veterano que encara uma pista difícil com tanta passividade?

O contrário aconteceu com o outro brasileiro, Felipe Nasr. Depois de sofrer tanto com o carro da Sauber, o piloto conseguiu fazer uma corrida muito boa, ultrapassando adversários para conseguir o 12° lugar. Uma colocação excelente, considerando o carro que ele dirige.

Não sou contra experiências em pistas novas. Grandes descobertas foram feitas nos últimos anos, mas outras entraram e foram uma decepção. Algumas, como Valência e Coréia, já até deixaram o calendário. Espero que Baku siga o mesmo caminho.

Um comentário:

Ron Groo disse...

foi a primeira... nego ainda estava testando os limites por lá.
Demorou para caramba pra que as provas ficassem razoáveis no Bahrein, por exemplo.
é bom dar um tempo.