domingo, 14 de junho de 2015

Estratégia dá 3° lugar a Hélio, em Toronto


A gente desce a lenha na transmissão da Globo, mas a verdade é que tem coisa bem pior por aí. Um exemplo foi a transmissão da Indy hoje, pelo canal Band Sports. Contando com Carlos Fernando na narração e Antônio Petrin (!?) nos comentários, o canal mostrou como se sucateia uma transmissão automobilística. Os dois profissionais escalados simplesmente não entendiam a dinâmica da corrida, em especial Petrin, que não conseguiu captar a estratégia de Hélio Castroneves, Luca Fillipi e Joseph Newgarden, que souberam aproveitar as bandeiras amarelas para parar menos vezes nos boxes e conseguir galgar posições.

Antônio Petrin é um remanescente das saudosas e incríveis transmissões do SBT nos anos 90, atuando como reporter ao lado de Luiz Carlos Azenha, nas resenhas conduzidas in loco por Téo José e Dedê Gomez. Arrisco dizer que o automobilismo brasileiro jamais viu, e jamais verá novamente, uma transmissão de corrida tão bem esquematizada e respeitosa como eram aquelas. Os caras entrevistavam os pilotos ao vivo, pelo rádio, durante a corrida! Hoje a Indy é tratada como plano C da Band, que na maioria das vezes relega as corridas ao canal Band Sports, limitadíssimo nos pacotes de TV a Cabo. Até que Felipe Giaffone, o comentarista titular, faz um bom trabalho, mas não tem estrutura alguma para atuar. E hoje ele se ausentou, por estar disputando uma corrida de Fórmula Truck.

De qualquer maneira, gostei da corrida de Toronto, pista tradicional da categoria. Com poucas bandeiras amarelas, a corrida foi bem disputada, teve um pega interessante entre Will Power e Simon Pagenaud pela primeira posição. Mas, com uma estratégia muito bem calculada, os três pilotos que citei no início do texto apareceram no final, seguidos de Power. Tony Kanaan fez uma prova razoável, terminando em 6°.

Hélio Castroneves acordou tarde e vai ter que remar bastante para alcançar Power, Scott Dixon e Juan Pablo Montoya, que se destacam na ponta da tabela. Castroneves é um piloto muito regular, mas como teve um início de campeonato ruim, vai ter que buscar vitórias. Hoje, teve a chance ao sair de pneus mais macios após sua última parada, mas preferiu conservar o terceiro lugar. A pista de Toronto é difícil, tem poucos pontos de ultrapassagem, então talvez tenha mesmo sido o melhor a se fazer.

Mas, para conquistar seu primeiro título, vai ter que adotar uma postura mais agressiva.

Nenhum comentário: