domingo, 7 de junho de 2015

Acabou a ilusão



Durou pouco a ilusão que tivemos de que tínhamos um campeonato entre os pilotos da Mercedes. O GP do Canadá serviu para mostrar que 2015 é o ano de Lewis Hamilton que, em circunstâncias normais, vence as corridas com extrema facilidade. Em Montreal, Hamilton mostrou um invejável domínio de corrida, até mesmo quando parecia não ter a melhor performance do seu carro. No final da prova, quando Nico Rosberg encostou, em nenhum momento conseguiu fazer com que a diferença para o líder fosse menor do que 1 segundo. No campeonato são 17 pontos entre eles, uma diferença que deve seguir aumentando até o fim do ano.

Valteri Bottas fechou o pódio, uma excelente terceira colocação, mas que foi conseguida devido a um erro besta de Kimi Raikkonen, que rodou sozinho e vai complicando sua permanência na Ferrari para 2016. A Ferrari tem o segundo melhor carro do grid e, com Vettel fora de combate, qualquer coisa que não seja o pódio é um resultado desastroso para o finlandês. E foi exatamente isso que aconteceu.

Mas os destaques da prova foram mesmo Sebastian Vettel e Felipe Massa. Largando no fim do grid, devido a problemas nos motores de suas Ferrari e Williams, os dois fizeram várias ultrapassagens, com destaque para a linda manobra de Massa sobre Marcus Ericsson. Vettel foi menos exuberante, mas escolheu uma estratégia de corrida muito boa e conseguiu a quinta posição, uma a frente do brasileiro, mesmo fazendo uma parada a mais. Excepcional corrida de ambos.

A próxima prova será na Áustria, onde no ano passado, Massa conseguiu a única pole de um carro não Mercedes no ano de 2014. Não há muitos indícios de que isso possa ocorrer novamente, mas a pista austríaca favorece os motores da Mercedes e poderá ajudar a Williams a conseguir mais um bom resultado, o que significa um terceiro lugar. Os dois primeiros, já têm dono.

Nenhum comentário: