domingo, 20 de julho de 2014

Ficou difícil


Acho que foi depois do GP do Canadá que eu escrevi aqui que relutava em classificar como ruim o campeonato de Felipe Massa. Agora não mais. Infelizmente, embora ache que ele vem mostrando consistência em treinos e um ritmo de corrida (quando completa) melhor do que aquele dos tempos de Ferrari, fica difícil defender, baseado em numerous mesmo. São 30 pontos, contra 91 de Valteri Bottas. Isso tendo as mãos o segundo melhor carro da F1 atualmente.

A má notícia é que ele já é o segundo piloto da Williams. Um segundo piloto caro e de poucos resultados o que não é, exatamente, o sonho de nenhum dirigente. A boa notícia é que o carro da Williams deve continuar melhorando e Felipe tem meio campeonato para reduzir as perdas e terminar dignamente. Hoje, na Alemanha, Massa não errou, mas foi imprudente. Fechar uma curva daquela maneira, na largada, é uma manobra muito arriscada. A chance é de quase 100% de haver um acidente. E houve. Kevin Magnussen estava por dentro, em trajetória normal, e não pôde evitar o toque. Duas potenciais boas corridas jogadas no lixo.

Aqueles que sobreviveram à primeira curva, fizeram uma prova das melhores. Hamilton, por exemplo, saiu da vigésima posição para o terceiro lugar, fazendo várias ultrapassagens, incluindo uma cinematográfica sobre o catatônico Kimi Raikkonen, cada vez mais desanimado com a Fórmula 1.

Ele só não conseguiu superar Bottas que, mais uma vez, pilotou como gente grande, em ritmo forte e consistente, resistindo com bravura à pressão do inglês no final. É um ótimo piloto este finlandês, o que só aumenta o drama de Felipe Massa.

Mas ele não é o único que vem se destacando: Daniel Ricciardo, mais uma vez, deu seu show ao resistir à pressão de Fernando Alonso no final da prova, em mais uma bela briga neste campeonato.

E faltou falar de quem? De Nico Rosberg, que correu tranquilo, sem ser incomodado. É a sina dos pilotos da Mercedes, quando largam na frente. Rosberg ampliou novamente sua liderança no campeonato e continua fazendo um ano irrepreensível, firme em direção ao título.

Rosberg, Bottas, Hamilton, Ricciardo e Alonso são, até aqui, os nomes do campeonato. Em meio campeonato, essa lista ainda pode ser aumentada. Mas os candidatos a entrar no grupo, terão que mostrar mais serviço.

Nenhum comentário: