segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A FIA e sua maneira de enxergar o esporte



E a FIA puniu Vettel em 25 mil Euros pela quebra de protocolo na comemoração de seu quarto título mundial ontem, na Índia. Repito: Vettel foi punido por quebrar o protocolo ao comemorar sua quarta conquista seguida. Ou seja, o cara não sabe o que é ficar em segundo lugar num mundial desde 2010 e ainda tem que seguir “protocolos” para comemorar tal feito.

E o pior: até podíamos pensar que a tal quebra de protocolo teria sido algo assombroso, talvez Sebastian tivesse enchido a cara e quebrado todos os motorhomes do circo, ou tivesse jogado champagne no olho de Bernie Ecclestone, ou tivesse comido metade daquelas samambaias que aplaudem os pilotos quando eles se encaminham para o pódio. Mas não foi nada disso. O cara apenas deu zerinhos na reta principal, em frente à torcida e estacionou o carro ali mesmo, fora da área permitida.

Cada vez mais a FIA vem se tornando um pequeno retrato do mundo atual em que vivemos, no qual tudo é artificial e fabricado, não existem emoções e sim aparências que devem ser mantidas. Um modelo que a FIFA também adota no futebol, transformando o esporte mais popular do mundo numa competição insípida.
Ganhar um título mundial de Fórmula 1 é a conquista máxima de um piloto que começa no kart, passa por todas as categorias até atingir o auge da carreira. Ganhar 4 deles então, nem se fala.

E não tem nada mais bonito do que ver um esportista genuinamente feliz, comemorando sua conquista à sua maneira. E da maneira como Vettel fez, melhor ainda. De forma respeitosa, indo próximo ao público que, naquele momento, testemunhava sua epopeia.

Ao longo dos anos há um claro esforço da FIA em “limpar” o esporte, tornando-se mais rigorosa na fiscalização das corridas e sendo severa na padronização de procedimentos antes, durante e depois das provas. Isso traz vantagens, claro, a segurança é uma delas. Não se veem mais acidentes na Fórmula 1. Mas, por melhor que seja, é necessário que a FIA volte a enxergar a Fórmula 1 como corrida de automóveis, que é o que ela é, afinal de contas.


E uma corrida de automóveis é composta por ultrapassagens, batidas, quebras, caronas e, no fim de tudo, comemorações. Se não tivermos mais nada disso, o esporte perde a graça. Vale mais a pena irmos jogar videogame. 

Um comentário:

Ron Groo disse...

É... Tem coisas, como esta, que deveriam ser relevadas mesmo.
Momento do cara extravasar.