domingo, 18 de novembro de 2012

Em Interlagos, de novo


Ficou para o Brasil. Isso era esperado. O que não era esperado é a diferença de pontos entre primeiro e segundo colocados no mundial: Vettel tem 13 pontos sobre Alonso, o que não reflete o equilíbrio geral da temporada. Mas reflete o que foi a reta final, quando a RedBull achou os segundos que faltavam ao seu ótimo carro e ainda melhorou a confiabilidade do modelo (menos para Webber, coitado).

Essa diferença de pontos faz com que Alonso precise vencer o GP do Brasil, no próximo domingo, e torcer para que Vettel termine em 5º lugar. Difícil? Muito, mas não podemos esquecer de um fator importante: Interlagos. A pista paulistana é, talvez, a mais imprevisível do mundial, com seu asfalto irregular, suas curvas desafiadoras e, principalmente, o clima instável de São Paulo. Essas são as apostas da Ferrari e de Fernando Alonso.

Ferrari que começou o GP dos Estados Unidos mostrando que vai lançar mão de todos os artifícios possíveis para levar o título. Hoje, mandou trocar o câmbio de Felipe Massa para que o brasileiro, que largasse em sexto perdesse 5 posições e cedesse uma à Fernando Alonso, que largava em 8º. E deu certo. Alonso aproveitou o lado mais limpo da pista para ganhar três posições na primeira curva e pular para quarto. E não tem nenhuma surpresa na decisão da Ferrari. Certo ou errado, a equipe trabalha assim.
Mas Alonso fez uma corrida apagada, chegando só em terceiro, muito atrás dos dois primeiros. A sorte dele é que Hamilton estava endiabrado e perseguiu Vettel o tempo todo, ultrapassando na metade da corrida para vencer.

Mas a ótima pista de Austin proporcionou brigas muito boas, envolvendo Raikkonen, Hulkenberg, Grosjean, Senna, Maldonado, Button e Massa. Felipe fez uma ótima corrida, e ainda foi responsável por uma das mais belas ultrapassagens da prova, sobre Raikkonen no finalzinho. O brasileiro realmente resolveu andar bem quando já era tarde demais.

Agora, vamos ver como será o decorrer da semana da decisão. Os dois melhores pilotos da atualidade, num duelo dentro e fora da pista. Como nos velhos tempos!

Nenhum comentário: