segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ferrari, Massa e as mutretas


Pelo que tenho visto e lido por aí, tem muita gente revoltada com a estratégia da Ferrari para a largada do GP dos EUA. Resumindo: Massa largava em 6º e Alonso em 8º, ambos do lado sujo da pista que, em Austin, parece ser mais sujo que o normal. A equipe então rompeu o lacre do câmbio de Felipe que, com isso, foi punido com a perda de 5 posições. Caiu para 11º e deixou Fernando Alonso em 7º lugar. A Ferrari emitiu uma nota sincera, dizendo que fez de propósito e que vai empregar todos os esforços
para conseguir o título.

Ora, se em 2002, com um carro quase um segundo mais rápido que a concorrência, a Ferrari tirou uma vitória de Rubens Barrichello para beneficiar Michael Schumacher na Áustria, qual a surpresa com a estratégia italiana na terra dos ianques? A Ferrari não tem o melhor carro e quer buscar o título que esteve próximo de Maranello o campeonato todo. Questões éticas não vão impedir a equipe agora. Se está dentro do regulamento, e a questão do câmbio está, então vão fazer.

E Felipe Massa não pode reclamar de nada. Está na Ferrari desde 2006 e sabe exatamente como a equipe trabalha. E se renovou seu contrato para 2013, é porque de certa forma concorda com os métodos. E mais: se foi vítima de mais uma mutreta da sua equipe é porque, mais uma vez, está na posição de 2º piloto. Se tivesse tido um desempenho razoável este ano, poderia estar disputando o título e aí a conversa seria outra. Mas não está.

Querem saber? No fim das contas, o culpado é Massa. Como era Barrichello. Segundo piloto só é segundo piloto por estar atrás na pontuação. Se estivesse parelho, a situação seria outra. Lembrem de Webber em 2010, que disputou o título com Vettel e Alonso até o final. Foi tratado como protagonista, assim como o companheiro. Em 2011 foi mal e virou escudeiro de novo. Simples assim.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Mutretas? Em Maranello? Mentira...