segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jenson Button e a vitória de campeão em Montreal

Button comemora no Canadá: vitória da eficiência na briga interna da McLaren

Quando foi contratado pela McLaren, após vencer um campeonato com a incrível Brawn, em 2009, Jenson Button estava assumindo o risco de dividir a equipe com Lewis Hamilton, uma cria da casa que, a cada dia, vai se transformando num menino mimado, criado pela avó (ou, no caso, um avô, o Ron Dennis).



Apesar de ter perdido a batalha interna em 2010, Button jamais pareceu ter sido derrotado nos bastidores, como foi Alonso em 2007. Pelo contrário: no ano passado, Jenson passou as primeiras 6 provas a frente de Lewis no campeonato, mas começou a cair por causa de uma sucessão de erros seus e da equipe.


Mas o GP do Canadá, deste fim de semana, tratou de colocar os dois pilotos em ordem trocada de preferência. Enquanto Hamilton vai fazendo corridas cada vez mais estabanadas, Button, com seu estilo eficiente de pilotar, passou a frente do companheiro no campeonato, é vice líder, e obteve uma vitória antológica em Montreal, numa corrida absolutamente caótica e cheia de alternativas, que só mesmo uma pista das antigas poderia proporcionar.


Sobre Hamilton, ele realmente precisa por a cabeça no lugar. Não tenho nada contra seu estilo agressivo, pelo contrário, acho que ele tem sido um dos grandes responsáveis pela graça das corridas. Mas ele precisa entender que os adversários não vão abrir a porta para deixa-lo passar então, não dá para passar por cima dos outros pilotos como se eles não existissem.


Ainda sobre o Canadá, a Ferrari parece ter avançado um pouco, mas pode ser que isso seja em função de uma melhor adaptação ao circuito. Fernando Alonso se atrapalhou na estratégia e Felipe Massa perdeu o controle ao ultrapassar um retardatário.


E, para finalizar, sobre a disputa de Button com Vettel: o alemão estava tentando se manter com mais de 1 segundo na frente para impedir que Button usasse a asa móvel. E, sob grande pressão, acabou errando. Isso não o desqualifica e nem invalida seu campeonato fantástico. Mas quem sabe este final de prova não esteja sinalizando a possibilidade de a McLaren entrar na briga com um piloto menos errático? Ia ser sensacional...


Classificação Final (10 primeiros)


1º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Vitória de campeão. Mesmo se envolvendo em toques e acidentes de corrida, punições, várias paradas nos boxes, Button abriu o último trecho com “sangue nos olhos” e foi para cima de Vettel. Bonito de se ver.


2º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault

Correu de forma segura, longe de todas as confusões. No fim, com a pressão de Button acabou errando, mas conseguiu chegar em segundo lugar. Segue disparado no campeonato.


3º) Mark Webber – Red Bull Renault

Foi tocado por Hamilton no início, mas conseguiu uma boa recuperação.


4º) Michael Schumacher – Mercedes Benz

Melhor prova do heptacampeão, desde a aposentadoria.Rápido em combativo, só não segurou o terceiro lugar porque foi vítima da asa móvel. Merecia o pódio.


5º) Vitaly Petrov – Renault

Bela prova do russo, que cresceu muito em 2011. Aliás, sinceramente e sem bairrismo, acho que a Renault poderia dar chance a Bruno Senna, no lugar de Heidfeld. O alemão não está bem e seria legal ver uma dupla jovem e motivada pilotando os carros preto e dourado.


6º) Felipe Massa – Ferrari

Vinha tendo seu melhor fim de semana mas, na segunda parte da prova, bateu sozinho ao tentar passar um retardatário por fora do trilho seco. Mas é preciso reconhecer que foi atrapalhado pela Hispania.


7º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari

Outro que merecia melhor sorte. Andou muito tempo em segundo lugar mas, na última parte, perdeu rendimento.


8º) Jaime Alguersuari – Toro Rosso Ferrari

Pela prova de recuperação do espanhol, que largou lá atrás. Vem apresentando um desempenho superior ao do companheiro Buemi, o que pode ser importante já que a Red Bull anda falando em pegar um dos dois para o lugar de Webber em 2012.


9º) Rubens Barrichello – Williams Cosworth

Andou bem na corrida, embora na classificação tenha levado de Maldonado de novo. Mas é dono de todos os 4 pontos da Williams no mundial.


10º) Sebastian Buemi – Toro Rosso Ferrari

Aproveitou-se das confusões para conseguir um pontinho. Mas teve desempenho discreto em relação à Alguersuari.

2 comentários:

Luís Fernando Ramos Santos disse...

Corrida maluca, cheia de fatores extra pista.

Vc esqueceu de ressaltar a emocionante ultrapassagem de Felipe Massa na linha de chegada!

Bruno Aleixo disse...

É verdade. Mas é que o Felipe Massa me empolga tanto que eu quase sempre esqueço dele...