segunda-feira, 23 de maio de 2011

GP da Espanha: emocionante ou chato, depende da referência

Largada do GP da Espanha: um dos melhores momentos da prova

Não é possível que alguém que já tenha assistido a algum GP da Espanha disputado recentemente tenha achado a prova de domingo chata. Ao mesmo tempo, quem se acostumou com o festival de ultrapassagens que tem marcado o ano de 2011, certamente dormiu durante o GP.


E foi exatamente isso que aconteceu: longe de ter sido movimentada como as outras corridas deste ano, o GP da Espanha foi de longe um dos melhores GP’s disputados na pista da Catalunha. Uma bela largada de Fernando Alonso, pilotos fazendo belas corridas de recuperação (Kobayashi, Perez e Heidfeld), outros ficando para trás (Webber, Massa, Petrov e Maldonado) e uma briga pela vitória no finalzinho, entre Vettel e Hamilton. O inglês não chegou a se posicionar para ultrapassar, mas ameaçou bastante e, um erro do alemão significaria a perda do troféu mais importante.



Mas parece que Sebastian Vettel não está disposto a errar. Sua tocada segura mostra que o título do ano passado deu ao alemão a confiança que faltava. Ao contrário de seu companheiro Mark Webber, cada vez mais longe na classificação. O australiano até parecia que ia esboçar alguma reação com a pole de sábado, mas uma largada ruim o derrubou para a terceira colocação e ele não conseguiu mais se recuperar.



O festival de Pit Stops continuou na Espanha e foi num deles que Vettel recuperou a ponta da prova. Ele antecipou sua 1ª parada e, ao voltar para a pista, andou mais rápido do que Fernando Alonso e deixou o espanhol para trás. Hamilton fez a mesma coisa e também se deu muito bem. Já Jenson Button fez uma parada a menos do que todos os outros e conseguiu a 3ª posição com sua condução sempre regular.



Destaques negativos do domingo ficam para Felipe Massa, se arrastando na pista; Maldonado, que conseguiu se classificar no Q3 mas foi caindo durante a prova, assim como Petrov.



Agora vamos para Mônaco. A FIA está estudando a possibilidade de liberar a asa móvel, idéia que é combatida por todos os pilotos. Sem dúvida será a polêmica da semana.



Classificação final (10 primeiros)



1º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Calmo, seguro, rápido e eficiente. Com 4 vitórias em 5 corridas, fica difícil não apontar Vettel como virtual campeão. Só se começar a fazer muita bobagem, o que não parece que vai acontecer.



2º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
O único que está conseguindo acompanhar Vettel. Sempre lutando, Hamilton é garantia de que a vitória do alemão pode até vir, mas não será tão fácil assim.



3º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Eficiente, conseguiu economizar pneus e conquistou o pódio. Excepcional atuação.



4º) Mark Webber – Red Bull Renault
Largou na pole e foi caindo volta a volta da corrida. Não consegue extrair desempenho do fantástico carro da Red Bull.



5º) Fernando Alonso – Ferrari
Chega a ser comovente a luta de Fernando Alonso para conseguir resultados. Ao contrário do seu companheiro de equipe, o espanhol parece nunca abaixar a cabeça, mesmo quando tem um carro claramente inferior.



6º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Bela corrida do alemão, usando a experiência para ganhar posições.



7º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Tentou superar Schumacher e levou uma bela fechada do companheiro alemão. Depois disso, sossegou em 7º.



8º) Nick Heidfeld – Renault
Corrida de recuperação fabulosa para um piloto que largou lá atrás.



9º) Sérgio Perez – Sauber Ferrari
Marca seus primeiros pontos na F1, aproveitando-se dos pneus macios no fim da prova. É o melhor dos estreantes de 2011.



10º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Parecia que estava fazendo a sua pior prova no ano e, de repente, apareceu nos pontos. Continuo com a minha campanha: Koba na Red Bull já!

Um comentário:

Luís Fernando Ramos Santos disse...

Sobre a liberação da asa móvel, eu tb não concordo. e não concordo em nenhum GP, em nenhum momento da corrida.
É covardia essa asa móvel! Se o cara de trás já chegou a menos de 1 segundo do cara da frente, significa que ele stá mais rápido. Isso tira do cara da frente o poder de segurar sua posição. Assim que o cara de trás ultrapassar, acaba-se totalmente as chances do outro reagir, pois, nem podendo usar as asas ele irá alcançar o outro!