terça-feira, 19 de abril de 2011

GP da China: Red Bull é refém de um KERS deficitário

O GP da China foi a melhor corrida da temporada até aqui. Aliás, é a melhor corrida em condições normais (sem chuva) em pelo menos 3 anos. Ainda é cedo para dar o braço a torcer em relação às novas regras, mas a verdade é que, pela primeira vez no ano, elas trabalharam a favor.


A corrida foi um verdadeiro festival de brigas e ultrapassagens, com destaque para os duelos Schumacher x Alonso, Petrov x Webber, Hamilton x Button e, claro, Vettel x Hamilton. Essa aliás, foi a briga que definiu a vitória e, uma corrida cujo vencedor supera o adversário na pista, é sempre diferenciada.


Continuo achando que a asa móvel é uma covardia, mas a verdade é que os pilotos não se limitaram à sua utilização para realizar ultrapassagens. Tivemos a oportunidade de ver várias brigas em diversos pontos do circuito, com carros quase se tocando.


Também foi uma corrida que mostrou algumas verdades:


_ Felipe Massa parece ter acordado do sono em que estava mergulhado desde seu acidente na Hungria, em 2009.


_ A Williams vai ter que trabalhar muito para conseguir extrair desempenho do seu carro.


_ Com esses pneus que se desgastam rápido, não será possível arriscar estratégias muito ousadas, o que é uma ótima notícia. Quem quiser vencer, terá que ganhar posições na pista.


_ A Red Bull tem um ótimo carro, mas seu Kers é uma porcaria. É bom trabalharem nisso ou terão trabalho com a McLaren.


Com isso o campeonato vai ganhando as caras de Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e, talvez, Jenson Button. Os outros, ao que parece, vão só contribuir com o espetáculo.


Classificação final (10 primeiros)


1º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Quase não largou por conta de um vazamento de óleo no motor do seu carro. Mas, na pista, compensou com a raça de sempre.


2º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
O KERS é o calcanhar de aquiles da Red Bull. Sabendo disso, Vettel tentou uma estratégia diferente, mas ela também não deu certo. Foi inteligente ao respeitar as limitações do seu carro e garantir pontos importantes para o campeonato.


3º) Mark Webber – Red Bull Renault
Depois do vexame na classificação, se recuperou na corrida fazendo inúmeras ultrapassagens. Mais algumas voltas, ganharia a prova.


4º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Estava muito desatento, tanto que errou de box na primeira parada. Mas fez um GP combativo, dentro das possibilidades do seu equipamento.


5º) Nico Rosberg – Mercedes Benz
Com uma ótima estratégia na primeira parada, parecia que levaria a Mercedes à sua primeira vitória. Mas, com problemas de consumo de combustível, foi ficando para trás.


6º) Felipe Massa – Ferrari
Sua melhor corrida desde a Alemanha em 2010. Ainda anda atrás do companheiro de equipe, principalmente em classificações, mas manteve bom ritmo de corrida. No final, com uma parada a menos, seus pneus não agüentaram.


7º) Fernando Alonso – Ferrari
Mais apagado do que de costume, parece impaciente com o carro ruim que a Ferrari fez para 2011. Vai ter trabalho.


8º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Prejudicado na classifcação, largou em 14º e fechou a primeira volta em 9º. Mostrou a velha classe na briga com Alonso, fez ultrapassagens e foi mais combativo.


9º) Vitaly Petrov – Renault
Prejudicado nos treinos, quando teve problemas no câmbio da Renault, poderia ter chegado mais à frente se tivesse se classificado melhor.


10º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Sempre um show na pista, desta vez correu o tempo todo com o bico do carro avariado, por causa de um toque no início da corrida.

Nenhum comentário: