segunda-feira, 11 de abril de 2011

GP da Malásia: na poeira de Vettel



Sebastian Vettel vence na Malásia: adversários vão ter que se esforçar mais


Se há uma coisa boa na Fórmula 1 é o fato de que, por mais que se inventem regras mirabolantes, os vencedores são, invariavelmente, os melhores pilotos. Basta lembrar os anos de Michael Schumacher, quando a FIA chegou até a adotar uma pontuação ridícula, diminuindo drasticamente a diferença de pontos entre os dois primeiros colocados. Nem assim o alemão deixou de humilhar a concorrência.


E 2011 temos pneus que duram pouco mais de 10 voltas, asas móveis e Kers. E, na ponta, Sebastian Vettel. O alemão tem duas poles e duas vitórias, nas quais pouco foi incomodado pelos adversários. Talvez o carro da Red Bull não seja tão espetacular quanto se pensava no início do ano, e o desempenho de Mark Webber é uma prova disso. Mas a combinação Vettel, Red Bull, parece ser, por enquanto, imbatível.


Na cola do alemão, veem as duas McLaren. Button, regular como sempre, vai chegando aos poucos, enquanto Hamilton precisa tomar cuidado para que seus erros não o prejudiquem demais. Esses pneus, que parecem um pudim de leite condensado, pedem uma condução mais cuidadosa e, aparentemente, o campeão de 2009 tem uma direção mais limpa que o de 2008.


E, mais atrás, a Ferrari. Dessa vez, Felipe Massa até foi um pouco mais combativo, mas nada que chamasse a atenção. Chegou à frente de Fernando Alonso, mas embora os esforços globais enfiem este resultado goela abaixo da torcida, reforçando que o espanhol errou e o brasileiro não, é bom lembrar que Alonso errou tentando. E, se conseguisse, chegaria ao pódio. Isso é melhor do que passar a corrida toda se defendendo dos outros, como fez Felipe.


Sobre a corrida, continuo com a mesma opinião que tinha a respeito da corrida anterior. O problema da F1 continua sendo a FIA. Regras demais, punições demais. Sim tivemos belas brigas durante a corrida e a tal asa móvel funcionou melhor aqui do que em Melbourne. Mas, essas brigas não existiriam sem isso? Isso fora as que deixaram de existir porque os pilotos precisam parar nos boxes o tempo todo, para trocar seus pneus gelatina.


Por fim, duas notinhas: reconhecimento ao esforço da Hispania que, depois do vexame na Austrália, se classificou para a corrida na Malásia. E de preocupação com a Williams, que parecia ter feito um bom carro. Mas, resultados mesmo, ainda não vimos.


Classificação final (10 primeiros):


1º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault Pole e vitória, sem nenhum percalço. No final, Jenson Button chegou perto, mas Vettel parece nem ter se incomodado. É o cara a ser batido neste início de campeonato.


2º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz Devagar e sempre. Esse é o lema do sempre eficiente Jenson Button. Conservou melhor seus pneus e, com inteligência, chegou em segundo, perto do vencedor. Se a McLaren ganhar alguns milésimos de segundo no carro, pode ameaçar Vettel.


3º) Nick Heidfeld – Renault Se recuperando da péssima prova na Austrália, Nick andou bem, foi combativo e mostrou a boa e velha regularidade para conquistar um excelente resultado. Esse carro da Renault vai dar trabalho em 2011.


4º) Mark Webber – Red Bull Renault Longe do companheiro Vettel, com dificuldade para lidar com os novos pneus. Webber, aos poucos, vai voltando ao seu estágio normal.


5º) Felipe Massa – Ferrari Um pouco melhor do que na Austrália, mas ainda longe do desempenho de Fernando Alonso. Foi prejudicado no Pit Stop da Ferrari, mas isso não escondeu sua pouca velocidade na corrida.


6º) Fernando Alonso – Ferrari Protagonizou a mais bela disputa da prova, com Lewis Hamilton e acabou cometendo um erro que lhe custou o pódio. Mas mostrou a raça de sempre.


7º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari O japonês voltou a mostrar o arrojo de 2010, protagonizando belas disputas com Michael Schumacher. E deixou o velhinho comendo poeira.


8º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz Gastou mais pneus do que Button, e acabou tendo que parar para trocá-los no finalzinho. Aí a FIA resolveu punir ele e Alonso pela bela disputa que protagonizaram, jogando o inglês mais para trás ainda.


9º) Michael Schumacher – Mercedes Benz O velho heptacampeão segue tomando uma surra da meninada. Dessa vez, Kamui Kobayashi não teve pena de seus cabelos brancos. Mas, segundo ele, continua valendo a diversão. Então tá bom.


10º) Paul di Resta – Force India Mercedes Benz Esperava mais da Force India. Por isso mesmo, é preciso reconhecer que o início de Paul di Resta é animador, para quem vem pilotando um carro ruim.

2 comentários:

Luís Fernando Ramos Santos disse...

A Fórmula 1 já acabou há muitos anos. Essas regras que eles inventam são ridículas e só tentam compensar a falta de combate na pista, provocada pelos dirigentes que punem qualquer coisa. daqui a pouco eles vão punir o piloto que jogar a viseira na pista!

Quanto aos pilotos e carros em 2011, só quero que reflita uma coisa:
Imagine o Kubica nessa Renault!

Bruno Aleixo disse...

A Fórmula 1 é uma categoria que foi se elitizando tanto que hoje, os próprios pilotos têm receio de arriscar uma ultrapassagem, ou uma manobra radical. Aí veem os dirigentes e inventam umas regras ridículas como essas.

Sobre o Kubica, imagino como ele deve estar se sentindo agora, pq o carro é muito bom!