terça-feira, 29 de março de 2011

Largada para a Indy em 2011



Tony Kanaan, na KV: Indy começa com cara de automobilismo das antigas


A Fórmula Indy é uma categoria das mais interessantes: quando assistimos a uma corrida, comparando com a Fórmula 1 atual, tudo parece meio mambembe, improvisado. E de fato, muitas vezes é mesmo. Por outro lado, é uma categoria que traz à tona um automobilismo que está praticamente extinto: donos de equipe arrumam patrocínio, chassi, motor e pneus, fazem um carro e contratam pilotos, pagantes ou não, para defenderem seus times em circuitos montados em ruas, ovais ou autódromos fechados. Não precisam de asas móveis, nem Kers, ganha o piloto que é mais rápido, as pistas não têm atalhos e se alguém cortar caminho, vai parar na grama. E, se sair da pista, vai achar o muro e ficar fora. Ou seja, é uma categoria que premia os melhores.


Ou os menos piores, haja visto a quantidade de batidas que tivemos na primeira etapa, disputada no último domingo, em São Pettesburgo, na Flórida. A pista ficava metade na rua, metade num aeroporto e o asfalto ruim de dar dó. Logo na primeira curva, Marco Andretti fez um strike, passou por cima de vários carros, entre eles Hélio Castroneves, capotou e, ao descer do carro, foi aplaudido pelo público. Fosse na Fórmula 1 seria multado, excomungado, enxotado, como pode, meu Deus, um piloto por em risco a vida dos outros desse jeito?


Mas na Indy pode, pode tentar ultrapassar, pode errar. Tudo faz parte do espetáculo. Assim como faz parte do espetáculo Tony Kanaan, que sentou no carro na semana da corrida pela primeira vez na vida, chegar em terceiro. Faz parte do espetáculo, Simona de Silvestro, pilota da melhor qualidade, chegar em quarto, pressionando Tony pelo pódio. Faz parte do espetáculo, Dário Franchitti e Will Power, campeão e vice do ano passado, andando juntos a corrida toda, se estudando, buscando a vitória.


A primeira etapa da Indy pode não ter sido um espetáculo maravilhoso. Mas mostrou que a categoria americana tem, ao menos, uma disputa mais legítima entre pilotos, e não entre dispositivos. Bernie podia passar uns dias com Tony George.

Nenhum comentário: