segunda-feira, 28 de março de 2011

GP da Austrália: F1 precisa se reavaliar totalmente


Button x Massa: bela briga, abreviada pelos atalhos de Melbourne



O GP da Austrália mostrou que a Fórmula 1 está precisando se estudar um pouco melhor. A primeira corrida do ano, vencida pelo campeão do mundo Sebastian Vettel, poderia ter sido muito melhor do que foi, se os dirigentes não tivessem inventado tantas regras artificiais para “movimentar” as corridas.


Isso mesmo. As ultrapassagens que ocorreram, não dependeram da tal asa móvel. E deixamos de ver inúmeras brigas por causa do excessivo número de paradas no box. Foram vários exemplos de pilotos que, ao ver seu desempenho cair pelo desgaste dos pneus, anteciparam suas paradas a fim de não perderem tempo.



Ultrapassagens são legais, mas são raras. Sempre foram, em qualquer época. Elas são o momento sublime da Fórmula 1, não devem ser banalizadas. Os dirigentes de hoje se comportam como se a F1 precisasse ser como uma corrida de Kart, na qual os pilotos ficam trocando de posições o tempo todo. Isso nunca aconteceu.



O que falta, na minha opinião, é pista. A briga de Jenson Button e Felipe Massa estava linda, no começo da prova. Mas Jenson, depois de muito tentar, cortou caminho para ultrapassar. Claro, depois foi punido, mas a briga não aconteceu mais. Ele cortou caminho, porque havia caminho para cortar. Nos vangloriados anos 70, 80 e 90 não havia asas móveis, nem Kers, nem pneus de papel. Havia pistas que obrigavam os pilotos a tentar ultrapassagens nos limites de seus traçados. Era daí que surgiam as brigas, as disputas de freada e, eventualmente, as batidas.



A Fórmula 1 evoluiu muito nos últimos anos. A segurança dos circuitos é inquestionável. Mas as amplas áreas de escape limitaram as brigas que sempre existiram e que, às vezes, geravam ultrapassagens. E isso não resolve com artificialidades.



GP da Austrália – Classificação final



1º) Sebastian Vettel – Red Bull Infinit Rápido, ele sempre foi. Agora, com o número 1 no bico do carro, ganhou confiança e segurança. Vai ser bem difícil segurar Vettel este ano. Fim de semana perfeito.



2º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz Chegou a ameaçar Vettel no início da prova, mas depois ficou para trás. Mesmo assim, mostrou uma evolução incrível da McLaren, após uma pré-temporada fraquíssima. Se continuar evoluindo, pode tentar impedir o bi-campeonato do alemão.



3º) Vitaly Petrov – Renault Parece que a falta de confiança da Renault, fez bem ao russo. Andou bem na classificação e na corrida, mostrando que o carro da equipe francesa tem potencial para bons resultados.



4º) Fernando Alonso – Ferrari Começou mal, com uma largada ruim, mas depois mostrou a velha garra de sempre. Esperava-se um desempenho um pouco melhor da Ferrari, já que o braço do espanhol fez clara diferença.



5º) Mark Webber - Red Bull Infinit Mal, muito atrás do seu companheiro de equipe. Depois do excelente 2010, parece que Webber vai voltar ao seu estado normal em 2011. Se voltar, bye bye emprego em 2012.



6º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz Proporcionou bela briga com Felipe Massa no início da prova, mas perdeu a paciência, ultrapassou por onde não podia e foi punido. Ainda se recuperou, mas perdeu feio para Hamilton o fim de semana todo.



7º) Felipe Massa – Ferrari Pior desempenho entre os pilotos das grandes equipes. Roda meio segundo mais lento do que Alonso e não parece demonstrar vontade nenhuma de se recuperar. É outro que, se não melhorar, dança no fim do ano.



8º) Sebastian Buemi – Toro Rosso Ferrari Foi bem combativo, mostrando que a Toro Rosso evoluiu bastante, em relação à 2010.



9º) Adrian Sutil – Force India Mercedes Benz Corrida correta do alemão, conseguindo pontos importantes. Mesmo assim, é possível notar que há uma pequena queda no desempenho da Force India em relação ao último ano.



10º) Paul di Resta – Force India Mercedes Benz Estréia marcando um ponto importante. Vindo da DTM, é uma atração interessante para a F1, principalmente por estar substituindo o fraco Vitantonio Liuzzi.

Nenhum comentário: