domingo, 7 de setembro de 2014

O anti-clímax da disputa


Sim, o GP da Itália foi uma ótima corrida. O pelotão composto por Magnussen, Vettel, Bottas, Ricciardo, Alonso, Button e Perez produziu uma série de manobras de ultrapassagem incríveis, com destaque especial para Ricciardo, que vem se especializando em dar botes ao final das provas.

Mas a grande disputa esperada para o fim de semana não aconteceu. Quando Lewis Hamilton se aproximava de Nico Rosberg, logo após o pit-stop, o alemão cometeu um erro ao final da reta, passou reto (já tinha errado ali uma vez) e entregou a vitória de bandeja para o companheiro. Com o triunfo, Hamilton descontou 7 pontos e agora tem 22 de desvantagem para Rosberg. Ainda é uma grande diferença, mas com a regra da pontuação dobrada, prevejo que teremos uma etapa final, em Abu Dhabi, que ficará na história.

O pódio foi completado por Felipe Massa, que finalmente espantou o azar e conquistou um grande resultado. Felipe largou bem, foi prudente ao evitar um toque com Magnussen na primeira curva, utilizou a incrível velocidade de reta da Williams para ultrapassar o dinamarquês e pulou para segundo. Depois, foi ultrapassado por Hamilton, mas manteve um bom ritmo e não foi incomodado por ninguém.

Um resultado importante para ele e para a equipe que, com o quarto lugar de Valteri Bottas, ultrapassou a Ferrari no mundial de construtores e pulou para o terceiro lugar. A equipe confirmou sua dupla de pilotos atual para 2015, o que dará mais tranquilidade aos dois para buscar o segundo lugar no mundial.

Falando de Bottas, que corrida fez o finlandês. Largou mal, caiu para 11°, e foi passando todos os adversários. Depois a Williams, como sempre lamentável em termos táticos, o jogou de novo atrás do pelotão após a primeira parada e foi aí que ele protagonizou uma das grandes disputas da prova, com Magnussen. É um piloto espetacular esse finlandês, essa é a verdade.

Outro destaque, mais uma vez, foi Ricciardo, que ficou quietinho a prova inteira e, no final, com pneus em melhor condição, foi engolindo os adversários. E fez uma ultrapassagem de mestre sobre Vettel, no final da prova. Ricciardo é, até agora, o melhor piloto do ano.

A próxima corrida será em Cingapura, daqui duas semanas. E espero que lá as Mercedes finalmente possam se encontrar na pista, para outra disputa memorável.

Nenhum comentário: