sexta-feira, 4 de abril de 2014

Para Relembrar: Bahrein


Alonso vence na estréia pela Ferrari: começava o calvário de Felipe Massa

Integrante do calendário da Fórmula 1 desde 2004, a pista do Bahrein tem um dos traçados mais sem graça da categoria (a ela se juntam Hungria, Abu Dhabi e Barcelona). Por isso mesmo, é difícil lembrar de alguma corrida memorável neste circuito, o que se tornou um grande desafio para este blogueiro: descobrir uma prova que valesse a pena relembrar.

Mas, vamos lá: 2010. Estréia de Fernando Alonso na Ferrari, Jenson Button na McLaren, Rubens Barrichello na Williams, Nico Rosberg na Mercedes. Na equipe alemã, aliás, a grande atração do fim de semana: Michael Schumacher, de volta à Fórmula 1 depois de 3 temporadas de aposentadoria. Havia ainda as três nanicas, Lotus (hoje Caterham), Virgin (hoje Marússia) e Hispania (hoje, no céu das equipes). Bruno Senna e Lucas di Grassi estavam entre os que se aventuraram nesses times.

Outro destaque importante eram os pit-stops: pela primeira vez, desde 1994, não haveria mais o reabastecimento. Nos treinos, Felipe Massa classificou-se em segundo lugar, na sua volta após o acidente na Hungria, em 2009. Sempre cito essa corrida para acabar como argumento de que Felipe abalou-se com o acidente a ponto de perder performance. Além de classificar-se à frente de Alonso, o brasileiro, que fez uma largada ruim, andou em ritmo forte o tempo todo, chegando em alguns momentos a incomodar o companheiro. Há um momento em que a Ferrari o orienta a diminuir o ritmo.

Esse sim foi o problema  de Massa: perceber que, depois de anos de Ferrari, havia perdido prestígio com a chegada do espanhol já na primeira prova juntos. Alonso venceu a prova, após um problema na Red Bull de Sebastian Vettel, com Massa em segundo. A Ferrari parecia forte naquele começo de ano e, de fato, Alonso disputou o campeonato até o final contra Vettel e Webber. No fim, o alemão conseguiu seu 1º título na carreira.

Foi um parto achar essa corrida para linkar aqui, mas encontrei um vídeo com os melhores momentos. A prova teve algumas ultrapassagens, mas esteve longe de ser uma corrida boa. Como nenhuma foi nessa pista, aliás. Sinal de um fim de semana de poucas emoções na Fórmula 1, mais uma vez.



Nenhum comentário: