segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Um pequeno balanço dos primeiros testes

A temporada 2011 da Fórmula 1 começa no mês que vem e, nas últimas semanas, Valência e Jerez de la Frontera foram os palcos escolhidos pela categoria para afinar os instrumentos da orquestra. Ainda falta mais uma bateria de testes, no Barhein, mas já é possível observar algumas coisas.

Red Bull, Mercedes, Ferrari, Lotus Renault (antiga Renault) e Williams se revezaram nas primeiras posições. Nos casos de Williams e Mercedes, as lideranças de Barrichello e Schumacher representaram um grande alívio, já que as equipes vinham enfrentando dificuldades. Sempre se pode dizer que os testes de pré-temporada são uma terra de ninguém, onde as equipes andam fora do regulamento para aparecerem nos noticiários e atraírem patrocinadores. Mas também é bom lembrar que, com as limitações de testes impostas pela FIA, ninguém pode perder muito tempo fazendo tempos falsos. É preciso aproveitar cada segundo para aperfeiçoar o carro.

A Lotus Renault (antiga Renault, vai ser um saco esse negócio de duas Lotus, sinal dos tempos nessa F1 sem identidade) parece ter tido um salto em relação ao ano passado. Em todos os dias, seus pilotos fizeram tempos consistentes, principalmente Nick Heidfeld e Bruno Senna. A vaga de Kubica deve ficar com o alemão, uma decisão sábia da equipe que precisa mesmo de alguém experiente. Ponto para Senna que foi lá e fez seu trabalho bem feito, demonstrando profissionalismo e maturidade.

A McLaren e Force India andaram com carros novos somente em Jerez e não fizeram bons tempos. Ainda é preciso esperar a próxima bateria para conhecer o potencial dessas equipes. As nanicas Marussia Virgin e Lotus (a verde, do ano passado), continuam ruins, mas parecem ter se aproximado mais das equipes maiores. Mas eu esperava mais da Lotus, que foi a que mais cresceu em 2010 e tem o motor Renault como trunfo. A Hispania ainda não entrou na pista.

E, por enquanto, Red Bull e Ferrari parecem continuar na frente das outras. Na Ferrari, Felipe Massa andou forte, mostrando que vai, pelo menos, tentar andar perto de Fernando Alonso este ano. Será uma disputa interessante. Tomara que estas duas tenham a companhia de McLaren, Lotus Renault e Mercedes na disputa pela ponta em 2011.

Nenhum comentário: