quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Alonso deixa adversários com a pulga atrás da orelha




Os cinco postulantes ao título de 2010 com Bernie Ecclestone: só Alonso está sozinho na briga



Quando cruzou a linha de chegada na primeira posição do Grande Prêmio da Coréia do Sul no último domingo, em primeiro lugar, Fernando Alonso não só se estabeleceu como um improvável favorito ao título, como ainda bagunçou o esquema dos seus adversários. Por culpa do espanhol, e seu fantástico desempenho em 2010 com um carro inferior, McLaren e RedBull chegam ao final da temporada às voltas com dilemas que não imaginavam ter que enfrentar.


O caso da equipe inglesa é menos complicado. Jenson Button tem chances apenas matemáticas de chegar ao bicampeonato e não há dúvidas de que será o escudeiro de Lewis Hamilton, também com poucas chances, até o fim do ano. A surpresa aí talvez resida no fato de que estamos falando do atual campeão, aquele que leva o número um no bico do seu carro. Mas a segunda metade de temporada de Button foi das mais fracas e ele nem de longe lembrou a consistência e a eficiência do ano passado.


Na RedBull a situação é curiosa. Mark Webber bateu sozinho na Coréia e, neste momento, parecia estar assinando sua condição de segundo piloto. Mas a quebra de motor de Sebastian Vettel recolocou o australiano como principal adversário de Alonso na disputa pelo campeonato, já que as chances do alemão são remotíssimas.


Agora os austríacos, se forem inteligentes, terão que transformar o seu menino de ouro no segundo piloto. Resta saber se Vettel terá cabeça suficiente para aceitar esta condição, principalmente porque, apesar de não ter tido culpa no abandono do último domingo, a verdade é que ele se colocou nesta situação por ter feito um campeonato muito irregular, recheado de erros em várias corridas.


Já Alonso está sozinho na briga, culpa da temporada lamentável feita por Felipe Massa em 2010, indubitavelmente o pior ano do brasileiro na Fórmula 1, desde a sua estréia.


As cartas estão na mesa. Faltam duas provas para conhecermos o campeão. Alonso luta sozinho contra as duas RedBull, carros melhores, mas com pilotos pouco confiáveis. Atrás, a McLaren na espreita, com Hamilton sempre atento aos erros dos adversários. Que seja um final de campeonato empolgante.

Nenhum comentário: