quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Fase ruim...

Felipe Massa acerta Vitantonio Liuzzi em Suzuka: brasileiro torce para o ano terminar logo

Quando a fase é ruim, o melhor mesmo é esperar pelo final. Essa frase deve estar martelando na cabeça de Felipe Massa que faz, neste ano, uma de suas piores temporadas de Fórmula 1. O brasileiro, que sempre teve na sua capacidade incrível de reação diante de situações adversas, a sua maior qualidade, agora parece estar cada vez mais afundado na sua crise pessoal. Se antes Felipe era respeitado na Ferrari, hoje ele vê um ambiente absolutamente voltado para Fernando Alonso que, diga-se de passagem, ganhou a equipe com resultados na pista.

E, geralmente, essa situação leva o piloto a cometer barbeiragens inexplicáveis, como a que Felipe cometeu na largada do GP do Japão. Apesar da transmissão oficial ter tentado nos convencer de que Schumacher (na verdade Rosberg) havia jogado Massa na grama, foi o brasileiro quem saiu da pista feito um descontrolado e voltou acertando a Force India de Liuzzi. O resultado de um ano tão catastrófico: é o único piloto dentre as grandes equipes que está fora da disputa pelo título.

Disputa que, aliás, está muito interessante. Mais interessante que as corridas em si, pouco disputadas. Mark Webber está 14 pontos a frente, comete poucos erros e vem fazendo um ano espetacular. Para mim é o favorito.

Favorito porque disputa contra um instável Sebastian Vettel, que parece gostar de ganhar corridas de ponta a ponta, mas se perde quando vem de trás. E também porque Fernando Alonso, apesar de ser o mais qualificado da disputa, carece de um equipamento mais rápido, principalmente em corridas. E, como já comentamos, dificilmente vai poder contar com o auxílio do companheiro de equipe. Já Button e Hamilton, salvo um milagre, não vão conseguir chegar.

As últimas três provas prometem ser eletrizantes.

Classificação Final – 10 primeiros

1º) Sebastian Vettel – Red Bull Renault
Quando larga na pole e se mantém na frente, ganha sem problemas. Uma bela prova do alemão que volta à disputa do título num momento decisivo.

2º) Mark Webber – Red Bull Renault
Esperto, sabe correr por resultados. Chegou ao Japão com 11 pontos de vantagem e saiu com 14. Favorito na disputa.

3º) Fernando Alonso – Ferrari
Sua Ferrari, nem de longe, foi páreo para os carros da Red Bull. Depende de uma melhora no desempenho de seu carro para seguir na disputa.

4º) Jenson Button – McLaren Mercedes Benz
Adotou uma tática de largar com pneus duros para se manter mais tempo na pista, mas após a parada nos boxes, voltou na mesma posição em que estava. Ou seja, não adiantou nada.

5º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes Benz
Vinha chegando em Fernando Alonso e acredito que seria a maior briga da corrida. Mas perdeu a 3ª marcha e teve que deixar o companheiro passar. Se excluiu da disputa nas duas últimas corridas, em que abandonou por erros próprios.

6º) Michael Schumacher – Mercedes Benz
Depois de muito tempo, volta a fazer uma corrida combativa. Protagonizou duas belas brigas, com Barrichello e Rosberg.

7º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Show. Melhor piloto na pista, não tem cerimônia para ultrapassar ninguém. Salvou uma prova modorrenta do marasmo completo, com coragem, audácia e competência. Se continuar assim, supera Takuma Sato como o melhor piloto japonês da história.

8º) Nick Heidfeld – Sauber Ferrari
Em sua “reestréia de verdade” foi bem, marcando pontos. Não quis brigar com Kobayashi para não ser atropelado pelo companheiro.

9º) Rubens Barrichello – Williams Cosworth
Levou uma passada daquelas de Kobayashi, mas não foi o único. Melhor na classificação do que nos treinos.

10º) Sebastian Buemi – Toro Rosso Ferrari
Garantiu um pontinho importante para a equipe, numa boa prova.

Nenhum comentário: