sábado, 3 de setembro de 2016

Jenson Button está fora do grid em 2017



Depois de Felipe Massa, Jenson Button é mais um a anunciar que não estará no grid da Fórmula 1, em 2017. Mas, diferente do brasileiro, Button renovou seu contrato com a McLaren e vai trabalhar nos bastidores da equipe, como uma espécie de consultor para desenvolver o novo carro. Caso Fernando Alonso se retire, ao final de 2017, o inglês de 36 anos poderia assumir o volante novamente, em 2018.

Não acredito nessa possiblidade. Como já disse no post sobre a saída de Felipe Massa, os veteranos estão sem lugar na Fórmula 1. E a McLaren é um ótimo exemplo disso: Stoffel Vandoorne, que será o titular ano que vem, correu esse ano no Bahrein e estreou marcando pontos de cara. A garotada se entende melhor com esses computadores ambulantes, não vale a pena pagar salário alto para um piloto em fim de carreira. É uma nova dinâmica que, gostando ou não, precisamos nos acostumar.
Jenson Button estreou na F1 em 2000, disputou 297 corridas, venceu 15 e foi campeão em 2009.

Muita gente classifica o inglês como um campeão ocasional, como foram Villeneuve e Hill, por exemplo. Não concordo de jeito nenhum. Não é preciso ser um piloto exuberante, que realiza manobras espetaculares, vence inúmeras corridas e campeonatos, para se ter valor.

Button teve uma temporada ruim, na Benetton, em 2001. Marcou apenas 2 pontos ao longo do ano, mas é preciso dizer que o carro era uma porcaria. A Renault tinha inventado um motor com angulação diferenciada no posicionamento dos cilindros e o negócio não funcionava de jeito nenhum.

Fora isso, esteve sempre entre os mais rápidos, mesmo não tendo o melhor carro do grid. Quando teve, em 2009, massacrou a concorrência vencendo 7 corridas seguidas e, bem ao seu estilo, administrando a diferença de pontos na segunda parte do campeonato, quando a Brawn começou a ser alcançada pela RedBull.

Na McLaren, encarou Lewis Hamilton de frente e fez uma temporada excelente em 2011. Mas a equipe caiu muito de produção a partir de 2013 e ninguém pode fazer milagre sem um bom carro, não é?

Para finalizar, Button era tido como certo na Williams, para correr no lugar de Felipe Massa. Com a sua desistência e a provável renovação de Sergio Perez, na Force India, o cockpit do segundo carro de Frank Williams volta a ser alvo de muitas especulações. De repente, Felipe Nasr pinta por lá. Seria uma ótima notícia.

Nenhum comentário: