domingo, 10 de maio de 2015

Rosberg vence em Barcelona e respira aliviado


Campeonatos dominados por uma só equipe, em geral, são bem chatos para o público. E, como a F1 está emendando o terceiro seguido neste esquema, é preciso algo para dar uma animada. Neste sentido, o GP da Espanha foi ótimo: Nico Rosberg venceu a prova e mostrou que pode não estar tão derrotado quanto pensávamos. Sim, ele está 20 pontos atrás de Hamilton. E sim, o inglês é um piloto mais rápido no geral. Mas a próxima corrida é Mônaco, os carros passam raspando os guard-rails, vai que acontece alguma coisa que coloque o alemão definitivamente na disputa. Não seria nada mal.

Rosberg conseguiu sua melhor vitória desde que levou uma chegada forte de Toto Wolf depois da Bélgica, no ano passado, um fato que destruiu sua moral na equipe e acabou com a graça de um campeonato que rumava para uma decisão interessante. Em Barcelona, Nico foi absoluto nos treinos e dominou a corrida com autoridade.

Novamente, Vettel e a Ferrari tentaram mostrar que podem dar algum trabalho. Mas, novamente, a Mercedes tratou de mostrar que a diferença dos carros é absurda. Hamilton antecipou sua primeira parada para superar Vettel nos boxes. Não conseguiu, porque a equipe cometeu um erro na troca de pneus. Tudo bem, vamos para a próxima. Aí o inglês novamente parou mais cedo e, na volta a pista, iniciou uma sequência de voltas 2 a 3 segundos mais rápidas do que a Ferrari. Um espanto. Mesmo fazendo três paradas, jantou Vettel fácil na estratégia e na velocidade.

A Ferrari ainda poderia ter conseguido a quarta posição com Raikkonen, mas novamente Valteri Bottas salvou a honra da Williams, se colocando entre os dois carros italianos. No final, Kimi encostou, mas não conseguiu passar o compatriota, que corre sem cometer erro absolutamente nenhum. Massa foi o sexto colocado, depois de uma má classificação, fez o que dava para fazer (Massa sempre faz o que dá pra fazer, o que é muito bom. Mas Bottas faz um pouco além, essa é a diferença. E aí vem Lito Calvalcanti e diz que Felipe é mais piloto. Ok.).

Daqui duas semanas os pilotos vão encarar as ruas de Monte Carlo. Mônaco não tem meio termo: ou a corrida é um porre, ou super movimentada. Para que opção será torcemos?

Nenhum comentário: