quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Mundo estranho



Terça feira à noite. No site da Revista Quatro Rodas, um furo: a Globo não transmitirá mais a Fórmula 1 a partir de 2015. É uma notícia bombástica, claro, são mais de 40 anos de transmissão da categoria em TV aberta e milhões de reais em cotas de patrocinadores, certamente interessados em renovar para o próximo ano.

A repercussão começa na Internet, redes sociais e blogs. O link com a notícia sai do ar. No intervalo da novela das 9, um dos espaços publicitários mais caros que existem, a Globo coloca uma vinheta de Fórmula 1, estampando a marca de todos os patrocinadores e o texto: “Fórmula 1 é só aqui na Globo”. Hoje a  notícia volta ao site da Quatro Rodas, mais amena e com a negativa da emissora, dizendo que a transmissão segue normalmente em 2015.

Vivemos num mundo bem estranho. O jornalista da Quatro Rodas, Marcos Sérgio Silva, certamente tem informações privilegiadas que o levaram a publicar a notícia. É certo que a não transmissão foi ventilada pela emissora. Mas o que o levou a mudar? Certamente, também, a pressão da próprio Globo, que deve ter sido bombardeada pelos patrocinadores e até por gente da FOM, que negocia os direitos da F1. Por isso a Globo levou ao ar uma chamada solitária da F1 no meio da sua novela. Imagino que celulares devem ter tocado bastante na noite de ontem. É o mercado publicitário mandando no Jornalismo, como vem acontecendo cada vez mais. Você tem a informação, mas pode se comprometer por publicá-la. Se for num site de uma grande empresa então, como a Editora Abril, nem pense nisso.

De qualquer maneira, não nos assustemos. A Fórmula 1 vai sair da grade da TV aberta em breve e, com essa notícia, talvez tenhamos que pensar em uma brevidade ainda maior. Talvez no ano que vem, mesmo. E o motivo é simples, como já debatemos: a F1 não é um produto adequado para a TV aberta.

A última vitória de um brasileiro por lá foi em 2009. Nosso único representante está em má fase há pelo menos quatro anos e não há nenhum indício de que teremos alguém em condições de resgatar o interesse do grande público, que quer ver mesmo esportes nos quais os brasileiros ganham.
Deixemos a F1 para quem entende, compreende e gosta dela de verdade. Sem dramas.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Pode até ser um caminho natural para as transmissões migrar para a tv paga.
Mas não será agora no Brasil.
A globo não rasga dinheiro.

Bruno Aleixo disse...

Verdade Groo. E o povo tem que parar de sofrer por causa disso... Se for foi, paciência.