segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Simon Pagenaud é o campeão da Indy em 2016



Numa corrida modorrenta, em Sonoma, a Fórmula Indy conheceu seu vencedor de 2016. Simon Pagenaud sagrou-se campeão pela primeira vez, vencendo 5 corridas na temporada. Foi seu segundo ano na Penske. A equipe do velho Roger dominou a temporada com facilidade, baseada nas boas atuações de Pagenaud, Will Power e Hélio Castroneves. Só Montoya decepcionou e não tem o futuro garantido na equipe.

Não foi um grande ano para a Indy, infelizmente. A prova de Sonoma foi chata como foram quase todas as outras da temporada. Poucas ultrapassagens, corridas decididas logo no início. Some-se a isso alguns pilotos de baixo nível técnico e esses carros horrorosos, temos uma categoria que precisa de uma revisão urgente.

Eu gosto da Indy, na sua simplicidade. A categoria não tem invenções e complicações desnecessárias. Os caras largam com tanque cheio, quando acaba a gasolina param e trocam pneus. É apenas disso que o automobilismo precisa.

Mas a Indy não consegue decolar. Esse ano tivemos a volta de pistas tradicionais, como Road America e Phoenix. Mas, especialmente este ano, a categoria enfrentou o problema da pressão aerodinâmica gerada pelos chassis Dalara, que tornaram as manobras de ultrapassagens dificílimas.

Passou da hora da Indy buscar novos investidores, que possam viabilizar uma categoria multimarcas. Quem sabe assim não atrairia até mesmo gente que não tem mais chance na F1, como era no passado?

Para o Brasil, mais um ano sem vitórias. Tony Kanaan teve uma temporada ruim e Helio Castroneves, embora tenha terminado o ano em 3°, fez um ano com a regularidade habitual. Ontem adotou uma tática incompreensível de fazer uma parada a mais, o que lhe tirou a chance de chegar ao pódio.

Mas os dois devem continuar em boas condições na próxima temporada. É bom aproveitarmos, porque se não há muitos brasileiros na trilha da Fórmula 1, na Indy não tem ninguém mesmo.

Nenhum comentário: