Imagem genérica que poderia ser usada na cobertura de qualquer uma das três primeiras corridas |
E o GP da China foi um tapa na cara de quem achou que Vettel seria capaz de ameaçar o domínio da Mercedes com frequência. Após o primeiro pit-stop, Hamilton e Rosberg chegaram a perder distância para a Ferrari, produzindo uma falsa sensação de que Vettel poderia brigar pela corrida. Mas, uma volta antes de parar, quando os pneus deveriam estar em frangalhos, Hamilton fez uma volta quase um segundo mais rápida do que todos os outros, mostrando claramente que estava segurando o ritmo, enquanto Vettel estava se pendurando nas curvas, tirando da Ferrari até mais do que ela poderia dar. Com pneus novos, no último trecho, os prateados foram embora sem dificuldades.
Mas a corrida foi um xarope completo? Só não foi porque tivemos boas disputas envolvendo Ricciardo, Verstappen (é bom o menino!), Nars, Ericsson, Maldonado, Button e Alonso. O venezuelano, por sinal, estava naqueles dias, e chegou a tomar o caminho errado para os boxes, produzindo uma imagem curiosa. E nem assim a transmissão da Globo encontrou uma maneira de tornar a coisa mais vibrante. Mas esse é um tema quero desenvolver melhor essa semana.
A questão é que essas brigas ocorreram da oitava posição para trás. E, principalmente as 6 primeiras posições, foram definidas na primeira volta. A única briga que poderia sair dali, Raikkonen indo à caça das Williams, não aconteceu porque o finlandês fez o serviço logo nas primeiras curvas. E os ingleses levaram uma luneta de quase 30 segundos da Ferrari. Pelo menos Massa conseguiu manter alguma regularidade na corrida, o que possibilitou que ele se mativesse bem à frente de Bottas o tempo todo.
No fim de tudo, a triste conclusão é de que ficaremos dependendo da chuva para termos alguma chance de mudança de ordem nas primeiras posições. Pelo terceiro ano seguido. É muito pouco para quem continua querendo ser a categoria de automobilismo mais importante do planeta.
Um comentário:
Não sei se é a previsibilidade.
Sempre tivemos grandes dominios: McLaren, Williams, Ferrari, Red Bull... E até a Brawn dominou meia temporada pelo menos, mas tem outras coisas... O excesso de confiabilidade, engessamento de declarações, distância dos fãs... Muita coisa .
Postar um comentário