Red Bull RB8: prazo vencido? |
O fato de a Red Bull começar o campeonato
de 2012 de forma um tanto quanto claudicante pode parecer uma surpresa,
num primeiro momento. Mas olhando para trás e revisitando a carreira de
Adrian Newey, projetista da equipe, é possível encontrar explicações.
Os carros Red Bull de 2010 e 2011 podem
entrar no hall de obras primas do projetista, ao lado de duas outras máquinas
históricas: os Williams Renault FW14 e FW15 e os McLaren Mercedes Benz
MP4/13 e MP4/14. E o que esses dois projetos guardam de semelhança? Ambos
dominaram duas temporadas, 92 e 93 (Williams) e 98 e 99 (McLaren). E nada
mais.
Williams FW15 |
As situações são diferentes, mas o resultado
é o mesmo. Os Williams Renault que deram o título de 92 a Nigel Mansell
e o de 93 a Alain Prost eram máquinas altamente eficientes, talvez os melhores
carros da história da Fórmula 1. Mas, em 94, o regulamento da Fórmula 1
sofreu mudanças significativas e Newey acabou concebendo um carro problemático.
A Williams havia contratado Ayrton Senna que, desde os primeiros testes,
já demonstrava preocupação com a máquina que tinha nas mãos. O resultado
nós já conhecemos.
Já os McLaren, responsáveis pelo bi-campeonato
de Mika Hakkinen sucumbiram, em 2000, ao crescimento da Ferrari e de Michael
Schumacher. Sim, a derrota já poderia ter ocorrido em 1999 caso o alemão
não tivesse ficado de fora de metade da temporada, após um acidente em
Silverstone, mas a verdade é que o carro de 99 ainda era superior à Ferrari.
McLaren MP4/14 |
É muito cedo para dizer, num campeonato
tão embolado, que a Red Bull é carta fora do baralho. Mas é certo que Sebastian
Vettel e Mark Webber não serão capazes de estabelecer o domínio visto nos
dois últimos anos. E aí fica a pergunta, que terá que ser respondida no
final do ano: teriam os projetos de Adrian Newey, prazo de validade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário