Jenson Button na Austrália: vítória para impor moral na equipe e nos adversários |
Depois de meses de espera a Fórmula 1 teve, neste último final de semana, seu primeiro sinal verde do ano (tá, eu sei que não é sinal verde, mas para mim é. Não agüento aquelas luzinhas que se apagam. Podiam ser verdes, pelo menos).
E a boa notícia é que a temporada pode ter um equilíbrio diferente neste ano. A McLaren evoluiu e a Red Bull, embora ainda tenha um ótimo carro, não põe os adversários no bolso como colocava em 2011. Button, Vettel e Hamilton, os três primeiros da corrida, parecem ser os favoritos ao título. Uma ótima notícia.
Jenson Button, que largava em segundo, atrás do companheiro, não tomou conhecimento de Lewis Hamilton. Pulou bem e se manteve em primeiro até o fim da corrida. Na primeira curva, nenhuma confusão entre os primeiros colocados. Mas só entre eles. Lá atrás, Bruno Senna foi atingido por Daniel Ricciardo e deu adeus a qualquer chance de pontuação. Parou nos boxes e voltou em último.
Massa, e seu trenzinho da alegria |
As Ferrari pularam bem, com Alonso indo para sexto e Massa para oitavo. O espanhol foi para cima, se mantendo entre os 5 primeiros a corrida toda. Já Felipe, como de costume, detonou seus pneus em poucas voltas e foi vítima fácil dos adversários. No final, quando estava num triste 13º lugar, bateu com Bruno Senna e ficou fora. Para quem precisa de resultados para manter o emprego, foi uma bela maneira de começar o ano, só que não.
Principalmente porque Alonso continua combativo e consistente, mostrando que, se o carro da Ferrari é uma porcaria, ele pelo menos é capaz de carregar a equipe nas costas, em busca dos resultados.
Já Bruno Senna, também mal o fim de semana todo, pelo menos tem uma pequena esperança: o carro é bom, como mostrou Pastor Maldonado, um dos destaques do fim de semana. O venezuelano fez uma corrida combativa, ultrapassou, jogou a Lotus de Romain Grosjean para fora no início (um incidente normal) e, no fim, pressionou Fernando Alonso pelo 5º lugar. Na última volta, acelerou mais cedo do que o normal na tentativa de ultrapassar o espanhol e foi parar no muro. Uma pena, mas acontece. A Williams mostra que pode ter um ano melhor do que foi em 2011. Senna que aproveite a chance.
Decepção mesmo foi a Mercedes. Schumacher até vinha bem, em terceiro, embora estivesse muito pressionado por Vettel. Mas saiu da pista e parou com problemas no câmbio. Já Rosberg, em nenhum momento, incomodou ninguém.
Ao longo da semana, falamos mais de Fórmula 1 e da corrida. Agora, a próxima parada já é na próxima semana, na Malásia. Como eu dizia lá em cima, começou!
Classificação final (10 primeiros):
1º) Jenson Button – McLaren Mercedes BenzMuito inteligente e rápido, Button sabe o companheiro que tem e que a melhor forma de ganhar espaço na equipe é batendo logo de cara. E foi o que fez, numa corrida tranqüila e sem dificuldades como é o seu estilo. Candidato forte ao título.
2º) Sebastian Vettel – Red Bull RenaultA Red Bull não tem mais o melhor carro, mas Vettel continua sendo um dos melhores pilotos. Fez uma ultrapassagem de cinema sobre Rosberg no início e ensaiou uma pressão sobre Button no final.
3º) Lewis Hamilton – McLaren Mercedes BenzPerdeu a posição na largada e se apagou. Chegaria em segundo se a direção de prova não colocasse o Safety Car para rodar por causa da Caterham de Petrov, que parou na reta dos boxes. Um exagero típico da Fórmula 1 moderna.
4º) Mark Webber – Red Bull Renault
Apagado como em 2011. Nem de longe acompanhou o ritmo dos três primeiros. É possível que seja o único das duas grandes equipes a não disputar o título.
5º) Fernando Alonso – Ferrari
Forte e combativo, o único capaz de levar o carro da Ferrari aos pontos este ano. Aliás, se não tivesse rodado no sábado, teria se classificado melhor.
6º) Kamui Kobayashi – Sauber Ferrari
Mal na classificação, se recuperou no sábado, fazendo uma corrida agressiva, bem ao seu estilo.
7º) Kimi Raikkonen – Lotus Renault
Um grande resultado para quem largou em 18º. Esse carro da Lotus pode levar Raikkonen a conquistar resultados surpreendentes.
8º) Sérgio Perez – Sauber Ferrari
Assim com em 2011, fez uma parada nos boxes, e chegou a estar em segundo lugar. A Sauber tem uma dupla de pilotos das melhores.
9º) Daniel Ricciardo – Toro Rosso Ferrari
Boa estréia com a Toro Rosso, uma equipe que tem como função principal, apontar o substituto de Webber na Red Bull. E, marcar pontos logo de cara, é uma maneira de minar a confiança do companheiro.
10º) Paul di Resta – Force Índia Mercedes Benz
Após os testes de início de ano, esperava-se mais da Force India. Hulkenberg abandou no início de Di Resta quase não apareceu. No fim, herdou o 10º lugar quando Maldonado se arrebentou no muro.
3 comentários:
Fiquei contente com a estréia do campeonato...
Mas podia ter dado uns pontos pra Williams né... poxa. rs
Verdade Groo, mas acho que esses pontos devem vir muito em breve...
... e M.C., chega: amigo Bruno Aleixo, venho por meio deste pedir para que o senhor ajude-me na campanha..." Senhor Groo, censura em 2012, não dá ! ", porquê o blogueiro tirou a bolinha do anônimo ! Foram alguns palavrões meus, sem xingamentos, e uma maldita cachaça de sul de Minas que motivaram a censura no mundo bligrooriano. Acho que a Manu é namorada do senhor Groo. E fui mexer logo com ela. Paquerei a moça ? Não... uns galanteios e uma forte reprimenda( no sentido de advertência). Exagerei, confesso. Chamei-a de esquecida por ela não se lembrar que a Ferrari é fera em pit-stops há 20 anos ! De Ross Brawn, o mago da estratégia, lembra-se ? aquele que sabia dos gresedos e rubacos das regras da f1 e pôs na Brawn GP ! Este mermo, mermão. E depois, o qual acredito ser primo do senhor Groo, o senhor Rubs Cascata. A criatura esqueceu-se que a McLaren e a Williams são mais "democráticas" com seus pilotos. Algo bem inglês mas não nos esqueçamos... o soco é inglês.Então cuidado até com a Lady Kate. A Ferrari é que tem 1° piloto. Desde o tempo de Mussolini enforcado. Aí, o senhor Groo pulou nas tamancas ! Gostei do espaço aqui... Só não gostei do que escreveu de Genial Hamilton. Culpa da Mclaren que Macmandou os seus Macpilotos Mac-economizarem o Makcombustivel ! Aqueles beberrões contumazes, os motores de F1, e o pobre do piloto tem que botar o pé no freio mermo ! Claro que o bólido de Hamilton tinha menos combustível que o do Button mais isso é pura conspiração MolequeChatteana... Até.
Postar um comentário