terça-feira, 8 de junho de 2010

Button não tem nada de bobo

Button x Hamilton: nada de segundo piloto na McLaren


Saiu, no site da Fórmula 1, o diálogo entre Lewis Hamilton e sua equipe, ao final do GP da Turquia. Quando faltavam quatro voltas para o final, Hamilton sofreu um ataque do seu companheiro Jenson Button, que o ultrapassou. Lewis conseguiu retomar a posição, no melhor lance da F1, até aqui, na temporada. Mas, pelo que pudemos ouvir no diálogo piloto-equipe, a coisa não foi tão liberada assim: a McLaren avisou Hamilton que ele deveria economizar combustível. Ele perguntou se seu companheiro faria a mesma coisa e o engenheiro respondeu que sim. Não foi divulgado o diálogo com Jenson Button.

Em primeiro lugar, duvido que, ao dar a ordem para Hamilton, a McLaren não tenha feito o mesmo com Button. Seria um erro primário demais para uma equipe desse porte. O que me levou a lembrar de uma pergunta que foi feita a Nelson Piquet, após o GP da Áustria de 2002, quando houve a famosa inversão de posições entre Schumacher e Barrichello: “Nelson, o que você faria no lugar do Rubinho?” A resposta: “Fingiria que não ouvi, que estava com algum problema no rádio”.

Pois para mim, Jenson Button deu de bobo. Ouviu a ordem para economizar combustível, mas já tinha feito isso no início da prova e resolveu partir para cima.

E querem saber? Fez muito bem. Primeiro porque poderia ter conseguido uma vitória importante. E, segundo, porque mostrou ao seu companheiro que não está ali para brincadeira.

Não sou contra jogos de equipe, acho que são necessários às vezes. Mas as atitudes dos pilotos é que definem quem será o coadjuvante e o protagonista. Quando Fernando Alonso enfiou o carro por dentro, na entrada do box, para cima de Felipe Massa na China, estava fazendo justamente isso: mostrando para o companheiro quem é que manda. E na ocasião, eu disse: se Felipe não fizer algo parecido, em breve, vai virar escudeiro.

Jenson Button não é um piloto espetacular como Lewis Hamilton, mas não é bobo. E fez questão de mostrar isso ao companheiro que devolveu na mesma moeda, é verdade. Dois pilotos que sabem que não podem dar bobeira um com o outro. Que continuem assim, até o fim do ano, e que vença o melhor.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Acho Button um piloto meia boca, mas bobo não... Vide a marcação cerrada que fez no 1B ano passado.
E um campeão do mundo não poderia entrar como segundo piloto no campeonato seguinte.